sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

. estrias!


As estrias são marcas que incomodam homens e mulheres, pois a pele perde sua aparência saudável e jovem. Para aqueles(as) que querem evitar, ou, para aqueles que já à possuem, trazemos agora algumas explicações de como elas surgem e como podemos evitá-las. Para isso precisamos conhecer seu processo de formação, afim de que elas não se tornem um problema crônico.


Como elas surgem?

Sucintamente, podemos resumir seu aparecimento como consequência do estiramento natural ou forçado da pele, sendo por: crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral.

A pele possui uma elasticidade natural e varia de acordo com a pessoa (fatores genéticos), quando ultrapassa essa capacidade de distensão, ela se rompe macroscopicamente e suas bordas, ao cicatrizarem formam uma pequena depressão entre as superfícies rompidas, surge assim, as famosas estrias.

Por conta das mudanças de hábitos, até os homens modernos estão sofrendo com as estrias, que aparecem em diferentes situações, como crescimento, alterações de peso e excesso de musculação.

São conhecidos dois tipos de estrias:

as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. “Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-las.


Prevenção

A prevenção é a melhor forma de tratamento, assim reunimos algumas dicas importantes para evitá-las.

•O essencial para evitar as estrias é manter a pele hidratada e nutrida ao máximo.
•Dê preferência a alimentos saudáveis.
•Evitar roupas apertadas.
•Use cremes e óleos após o banho, e passe nas pernas, barriga, bunda, peitos e quadris.
•Evite banhos quentes.
•Evite ressecar a pele se expondo muito ao sol.
•Use sempre o óleo de amêndoas.
•Beba muito líquido todos os dias.
•Evite emagrecer e engordar constantemente.
O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre atacam as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento.


Tratamento

O tratamento nem sempre garante 100% de eficácia, mesmo assim, o avanço científico na área da estética possibilita chegar a resultados satisfatórios, vejamos quais tratamentos podem ser utilizados: Dermoabrasão, intradermoterapia, peeling, subcisão, uso contínuo de alguns tipos de ácidos. Vale ressaltar que esses procedimentos são médicos, ou seja, aplicável apenas sob orientação de um profissional capacitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário