domingo, 10 de janeiro de 2010

. sapatos!

Os sapatos, dos mais variados modelos, são uma tentação para muitas mulheres. Mas além de estar sempre antenada nas tendências de moda, para estar sempre bonita é preciso dar atenção à conservação dos calçados. Quando mantidos limpos e cuidados de forma correta, podem manter ter um aspecto conservado e original por muito mais tempo. Confira algumas dicas de como conservar seus calçados.

Como ter calçados sempre bonitos?
Após o uso, os sapatos devem ser secos na sombra e em ambiente arejado. Caso queira retirar o excesso de umidade, encha os calçados com jornal ou papel absorvente. Não é aconselhável colocá-los ao sol, pois isso pode distorcer o formato, descolar a sola, amolecer ou encolher o calçado ou provocar o endurecimento do material, principalmente se o calçado for de couro.
O suor também deixa o couro quebradiço, com odores desagradáveis e favorece o desenvolvimento de fungos. Para minimizar estes efeitos, use sempre calçados adequados à temperatura da estação e alterne os dias do uso dos calçados, assim há mais tempo para eliminar o suor absorvido.
Outra dica para absorver melhor o suor dos pés é manter sempre os calçados em local ventilado, usar palmilhas ou meias absorventes. Os calçados de couro e verniz possuem uns acabamentos impermeáveis que fazem com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante o tempo de uso, por isso devem ser cuidados com muita atenção.
Para remover a poeira e as manchas dos calçados de verniz, sintético e couro, use um pano úmido ou limpe levemente com uma escova. Se precisar, com um pano ou escova macia, aplique graxa de sapato específica para este tipo de material e dê polimento com movimentos rápidos.
Para retirar manchas leves dos calçados de camurça, utilize escovas de cerdas duras. Já as manchas mais difíceis como, por exemplo, de óleo e graxa, devem ser removidas com um pouco de produto de limpeza à base de solvente. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe também traz bons resultados, mas é preciso tomar cuidado para não criar espaços na camurça. Para uniformizar a cor dos sapatos de camurça, utilize um produto específico para este tipo de material.

2 comentários: